A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo – FapUnifesp, contratada pela Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, Convênio 151/2018, processo nº SEI: 23089.014704/2022-56, com o objetivo de apoiar o projeto “Convênio 151/2018 Unifesp/MPF - Projeto ASES 2022 - SEI 23089.014704/2022-56”, https://amaweb.unifesp.br/, torna pública a abertura de inscrições destinadas a selecionar bolsistas para apoio técnico ao referido projeto, conforme perfis e atividades descritos a seguir:
1.DESCRIÇÃO
DAS VAGAS
|
Função |
Código da Vaga |
Regime das atividades |
Resumo das Atribuições |
Escolaridade mínima |
Quantidade de Vagas |
Valor Mensal Bruto (R$) |
Duração do contrato |
|
Bolsa Mestrado |
BOL_MEST |
HOME
OFFICE |
Desenvolvimento de
software com tecnologias Web. (React, TypeScript, Angular, Node.js, HTML, CSS,
Git, Docker). Liderança técnica. |
Mestrado em Ciência da Computação ou área
relacionada, ou experiência profissional equivalente comprovada.
|
01 (uma) |
R$ 4.600,00 |
6 (seis) meses |
|
Bolsa Treinamento Técnico Gestão |
BOL_TEC |
HOME OFFICE |
Apoio à gestão do projeto. Consolidação de
relatórios, prestação de contas, organização de eventos |
Graduação em Administração ou área
relacionada |
01 (uma) |
R$ 1.500,00 |
6 (seis) meses |
|
Bolsa Iniciação Científica |
INIC_CIE |
HOME OFFICE |
Pesquisa e desenvolvimento em
acessibilidade digital |
Graduação em curso em Análise de
Sistemas, Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia da
Computação, Engenharia de Software ou curso relacionado.
|
01 (uma) |
R$ 1.200,00 |
6 (seis) meses |
|
Bolsa Desenvolvimento Júnior |
BOL_DESJR |
HOME OFFICE |
Pesquisa e desenvolvimento em
acessibilidade digital |
Graduação em Análise de Sistemas,
Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia da Computação,
Engenharia de Software ou curso relacionado.
|
01 (uma) |
R$ 1.000,00 |
6 (seis) meses
|
|
Bolsa Design Gráfico e Interação |
BOL_DES |
HOME OFFICE |
Design Gráfico e de Interação. (Figma,
HTML, CSS) |
Graduação em Design, Análise de Sistemas,
Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia da Computação,
Engenharia de Software ou curso relacionado.
|
01 (uma) |
R$ 1.000,00 |
6 (seis) meses |
|
Bolsa Produção Audiovisual |
BOL_AUDIO |
HOME OFFICE |
Produção de conteúdo audiovisual sobre as
ações do projeto e gestão das redes sociais. |
Graduação Publicidade e Propaganda ou
área relacionada.
|
01 (uma) |
R$ 1.000,00 |
6 (seis) Meses |
1.1. Compreende-se como perfil de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital
aquele(a)s que:
1.1.1.
Bolsa Mestrado - BOL_MEST
1.1.1.1.
Tenham Mestrado concluído em Ciência da Computação ou área relacionada, ou
experiência profissional equivalente, devidamente comprovada.
1.1.1.2.
Tenham experiência acadêmica e/ou prática comprovada em React e TypeScript;
bons conhecimentos em JavaScript (ES6+); experiência com Bootstrap e outras
bibliotecas ou frameworks de componentes; conhecimento em Git para
versionamento de código; conhecimentos em Node.js e NestJS para integração com
o back-end; conhecimentos em Docker e integração e entrega contínuas (CI/CD);
noções de acessibilidade web; capacidade de trabalhar de forma colaborativa em
equipe; participação ativa em reuniões de desenvolvimento e reuniões do grupo;
proatividade, boa comunicação e organização.
1.1.2.
Bolsa Treinamento Técnico Gestão - BOL_TEC
1.1.2.1
Tenham graduação em Administração ou área relacionada.
1.1.2.2
Tenham experiência prática em gestão de projetos, elaboração de relatórios e
prestação de contas; elaboração de editais e organização de eventos.
1.1.3.
Bolsa Iniciação Científica - INIC_CIE
1.1.3.1
Estejam regularmente matriculados(as) em curso de graduação em Análise de
Sistemas, Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia da
Computação, Engenharia de Software ou curso relacionado.
1.1.3.2
Tenham experiência acadêmica e/ou prática em desenvolvimento de software web
e/ou acessibilidade digital.
1.1.4.
Bolsa Desenvolvimento Júnior - BOL_DESJR
1.1.4.1
Tenham graduação em Análise de Sistemas, Sistemas de Informação, Ciência da
Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Software ou curso
relacionado.
1.1.4.2
Tenham experiência acadêmica e/ou prática em acessibilidade web e com
diretrizes para acessibilidade web (WCAG).
1.1.5.
Bolsa Design Gráfico e Interação - BOL_DES
1.1.5.1
Tenham graduação em Design, Análise de Sistemas, Sistemas de Informação,
Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Software ou
curso relacionado.
1.1.5.2
Tenham experiência acadêmica e/ou prática em design de UI (User Interface)
e UX (User eXperience).
1.1.6.
Bolsa Produção Audiovisual - BOL_AUDIO
1.1.6.1
Tenham graduação em Publicidade e Propaganda ou área relacionada.
1.1.6.2
Tenham experiência acadêmica e/ou prática em captura e edição de imagens e
vídeos e produção de conteúdo para redes sociais bem como gestão das mesmas.
1.2.
São atribuições da(os) bolsistas:
1.2.1.
Bolsa Mestrado – BOL_MEST: desenvolvimento de software com tecnologias Web.
(React, TypeScript, Angular, Node.js, HTML, CSS, Git, Docker). Liderança
técnica;
1.2.2.
Bolsa Treinamento Técnico Gestão: apoio à gestão do projeto.
Consolidação de relatórios, prestação de contas, organização de eventos;
1.2.3.
Bolsa Iniciação Científica: pesquisa e desenvolvimento em acessibilidade
digital;
1.2.4.
Bolsa Desenvolvimento Júnior: pesquisa e desenvolvimento em
acessibilidade digital;
1.2.5.
Bolsa Design Gráfico e Interação: design Gráfico e de Interação. (Figma,
HTML, CSS);
1.2.6.
Bolsa Produção Audiovisual: produção de conteúdo audiovisual sobre as
ações do projeto e gestão das redes sociais.
1.3. Serão disponibilizadas 06 (seis) vagas conforme descrição do Quadro de Vagas (quadro 1).
2. DA DEDICAÇÃO
AO PROJETO/REGIME
DAS ATIVIDADES/LOCALIDADE DE REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS
2.1.
Para o desenvolvimento das atividades previstas os(as) bolsistas deverão
dedicar:
Bolsa
Mestrado: 20 (vinte) horas semanais;
Bolsa
Treinamento Técnico Gestão: 04 (quatro) horas semanais;
Bolsa
Iniciação Científica: 20 (vinte) horas semanais;
Bolsa
Desenvolvimento Júnior: 04 (quatro) horas semanais;
Bolsa
Design Gráfico e Interação: 04 (quatro) horas semanais;
Bolsa
Produção Audiovisual: 04 (quatro) horas semanais.
2.2.
As atividades deverão ser realizadas de forma. HOME OFFICE (on-line).
2.3. O deslocamento para a
participação presencial do(a) bolsista em atividades previstas no Plano de
Trabalho (cursos, oficinas, capacitações, mutirões) poderá ser custeado, desde
que a despesa esteja prevista no orçamento da atividade para todos os participantes.
3.DAS INSCRIÇÕES
3.1.
Antes de realizar a inscrição, o(a) interessado(a)
em participar do processo seletivo, que recebe bolsa por outra
instituição, deverá:
3.1.1.
Verificar junto à referida instituição, a possibilidade de acúmulo de bolsas.
3.1.2.
Certificar-se de ter disponibilidade de horário para exercício da função,
conforme estipulado na cláusula 2. DA
DEDICAÇÃO AO PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES.
3.
2. O(a) candidato(a) deverá realizar sua inscrição no período compreendido entre as
00h01min do dia 26/08/2025 e as 23h59min do dia
01/09/2025. Somente serão
consideradas válidas, as candidaturas recebidas até o horário estipulado
(23h59min).
3.2.1.
Para efetivar a inscrição será
necessário o envio, para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br
com cópia para silva.tiago@unifesp.br
de comprovante de escolaridade, currículo lates e/ou
vitae e Carta de manifestação de interesse, em
que se apresente o perfil desejável para a vaga (todos os documentos deverão ser
enviados como arquivos independentes, em pdf,
nomeados conforme disposto – CV – Carta de manifestação de interesse –
Comprovante da escolaridade exigida).
3.2.1.1.
A carta de manifestação de interesse na vaga deve estar assinada pelo(a)
candidato(a), podendo ser digitalizada ou manuscrita.
3.2.1.2.
Não serão disponibilizados modelos para a carta de manifestação de interesse na
vaga, ficando a critério do(a) candidato(a) a adoção de formato e conteúdo que
entender cabíveis.
3.2.2. No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo do(a) candidato(a), o
NÚMERO DESTE EDITAL (116/2025) e o CÓDIGO DA VAGA.
3.3.
A não apresentação da documentação exigida poderá ser motivo de
desclassificação dos candidatos.
3.4.
Os candidatos só poderão se inscrever para uma das funções da cláusula 1.
DESCRIÇÃO DAS VAGAS.
4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO
4.1.
Será atribuída, conforme
especificado:
4.1.1 Bolsista de Desenvolvimento Sênior
4.1.1.1 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$
4.600,00 (Quatro mil e seiscentos reais), conforme a previsão orçamentária
destinada para esta finalidade, por 06 (seis) meses, correspondente ao período
de 15/09/2025 a 14/03/2026.
4.1.2 Bolsista de Treinamento Técnico
Gestão
4.1.2.1 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$
1.500,00 (Hum mil e quinhentos reais), conforme a previsão orçamentária
destinada para esta finalidade, por 06 (seis) meses, correspondente ao período
de 15/09/2025 a 14/03/2026.
4.1.3 Bolsista de Iniciação Científica
4.1.3.1 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$1.200,00
(Hum mil e duzentos reais), conforme a previsão orçamentária destinada para
esta finalidade, por 06 (seis) meses, correspondente ao período de 15/09/2025
a 14/03/2026.
4.1.4 Bolsista de Desenvolvimento Júnior
4.1.4.1 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$
1.000,00 (Hum mil reais), conforme a previsão orçamentária destinada para esta
finalidade, por 06 (seis) meses, correspondente ao período de 15/09/2025 a
14/03/2026.
4.1.5 Bolsista de Design Gráfico e
Interação
4.1.5.1 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$
1.000,00 (Hum mil reais), conforme a previsão orçamentária destinada para esta
finalidade, por 06 (seis) meses, correspondente ao período de 15/09/2025 a
14/03/2026.
4.1.5 Bolsista de Produção Audiovisual
4.1.5.1 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$
1.000,00 (Hum mil reais), conforme a previsão orçamentária destinada para esta
finalidade, por 06 (seis) meses, correspondente ao período de 15/09/2025 a
14/03/2026.
4.2. Poderão ser aprovados candidatos em
número superior às vagas disponibilizadas, os quais comporão cadastro de
suplência e poderão ser chamados, de acordo com a ordem de classificação no
processo seletivo, em caso de desistência do(a) primeiro(a) colocado(a).
4.3. O início das atividades/contratação
ficará condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador
do Projeto.
5. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
5.1. Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições estipuladas neste Edital.
Não será permitida a alteração
e/ou a complementação
da documentação após a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.
5.2. É vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital para candidato(a)
selecionado(a) que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe
de coordenação do projeto objeto
deste edital.
5.3. É vedada
a contratação de bolsista, bem como o pagamento da bolsa prevista neste edital, a candidato
selecionado, de
nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil (permanente
ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido, por ser
o mesmo de exigência
obrigatória.
6. DO PROCESSO DE
SELEÇÃO
6.1. A seleção
será realizada em
duas etapas,
que consistirão em:
6.1.1. Análise dos
currículos e cartas
de intenção dos(as)
candidatos(as).
6.1.2. Entrevista, que será realizada de forma
virtual/eletrônica.
6.2. É de responsabilidade do(a) candidato(a), aprovado(a) para a etapa de entrevista,
verificar as informações (dia, horário, local ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada
no site https://fapunifesp.edu.br/editais
6.3. Para a etapa de entrevistas poderão ser convocados até 5 (cinco) candidatos por
vaga.
6.4. O não comparecimento à etapa de entrevistas acarretará, automaticamente, a desclassificação do candidato,
independentemente do motivo alegado.
7.DO
CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO
|
Etapa |
Descrição |
Caráter/Detalhamento |
Período |
|
1ª fase |
Análise
curricular |
Classificatória e eliminatória |
02/09/2025 |
|
2ª fase |
Convocação para
Entrevista |
Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª fase |
03/09/2025 |
|
3ª fase |
Entrevista |
Classificatória e eliminatória |
04/09 a 09/09/2025 |
|
4ª fase |
Resultado
preliminar |
Divulgação dos candidatos aprovados antes da etapa de
recursos |
10/09/2025 |
|
5ª fase |
Recursos |
Solicitação de reconsideração do resultado preliminar |
11/09/2025 |
|
6ª fase |
Resultado pós
recursos |
Divulgação da listagem final de candidatos aprovados |
12/09/2025 |
7.1. O presente processo
seletivo será válido
por 06 (seis) meses, contados a partir da data de publicação do resultado
pós recursos deste Edital.
7.2. O contrato do bolsista poderá ser prorrogado, mediante interesse da instituição e
disponibilidade de recurso financeiro adicional,
hipótese em que haverá retificação do prazo
de contratação definido neste
edital.
7.3. O valor da bolsa somente conseguirá
ser reajustado se houver disponibilidade de recursos financeiros, alteração do
plano de trabalho e aprovação do órgão financiador, hipótese em que poderá ser
analisada a retificação do valor da bolsa definido neste edital.
7.4. As
atividades terão início em 15/09/2025 e término em 14/03/2026,
condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador do
Projeto.
8.
DOS RECURSOS
8.1. Os recursos referentes ao resultado do processo
de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br em até 01 (um) dia útil a
partir da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, o(a)
candidato(a) deverá identificar: Recurso para processo seletivo – PROJETO “Convênio 151/2018
Unifesp/MPF - Projeto ASES 2022 - SEI 23089.014704/2022-56”, EDITAL N°116/2025.
8.2. Os recursos serão avaliados pela Comissão de Seleção, que decidirá pelo
deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá
recurso contra a decisão da Comissão.
8.3. Não será aceita interposição de recursos por outros meios não especificados neste Edital.
9.
DA CONCESSÃO DA BOLSA
9.1. Os(as) candidatos(as)
selecionados(as) como Titulares deverão assinar Termo de Concessão de Bolsa,
que será disponibilizado pela FapUnifesp.
9.2. Para elaboração
do Termo, logo após a publicação do Resultado Final, os(as) candidatos(as)
aprovados(as) como Titulares, deverão providenciar a documentação, as
declarações e os formulários constantes do link https://fapunifesp.edu.br/bolsistas e enviá-la para o
e-mail do Projeto: silva.tiago@unifesp.br.
9.3. É obrigatório que
a conta do(a) bolsista seja conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do Brasil.
9.4. O(a) candidato(a) que não for correntista do Banco do Brasil poderá solicitar abertura junto a este, por meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante
solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua
seleção
neste
Edital.
9.4.1. A solicitação da carta deverá ser
enviada para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br,
acompanhada de cópia de RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.
10.
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade
do(a) solicitante.
10.2. A inscrição pressupõe a concordância com
todos os itens
deste
Edital.
10.3. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo
deste edital podem ser
obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br
10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito
de resolver os casos omissos e as
situações
não previstas no presente edital.
10.5. A qualquer
tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou
em parte, seja por decisão unilateral da Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que isso
implique direito à indenização ou
reclamação de qualquer natureza.
10.6. A bolsa é destinada exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional ao projeto e não implicará, sob
hipótese alguma, em vínculo empregatício.
10.7. Os candidatos que forem aprovados
como suplentes ou cadastro reserva deverão acompanhar, com frequência, a aba
“Etapas” do Edital, bem como a caixa de entrada do e-mail informado no ato da
inscrição, para verificar eventual convocação.
10.8. Eventual
suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deverá ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular
e entrevista do candidato.
11. DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO
DE DADOS PESSOAIS
11.1. As partes concordam que qualquer
atividade de tratamento envolvendo dados pessoais somente será realizada na
medida necessária para a execução do objeto da prestação de serviços deste
Edital, em conformidade com a legislação vigente sobre Proteção de Dados
Pessoais e as determinações de órgãos reguladores/fiscalizadores sobre a
matéria, em especial, a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, bem como as
demais normas aplicáveis.
11.2. Os dados pessoais coletados para
inscrição neste Edital incluem, mas não se limitam às informações necessárias
para a execução do objeto do Contrato e têm a finalidade de execução do
Contrato, conforme disposto no artigo 7º, inciso V, da Lei nº 13.709/2018 e
poderão ser compartilhados com entes parceiros e/ou agentes públicos para fins
de prestação de contas.
11.3. Disposições específicas
relativas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderão ser dispostas na
Política de Privacidade da FAP.
11.4. Dúvidas, questionamentos e
requisições relativas à privacidade e a proteção de dados dos titulares que
participam deste Edital poderão ser sanadas por seu Encarregado de Proteção de
Dados (DPO) da FAP, Sr. João Vitor Finotti, através do e-mail: dpo@fapunifesp.edu.br.
A FapUnifesp torna público o resultado final, após conclusão
da fase de recursos:
Bolsa Produção Audiovisual - BOL_AUDIO
TITULAR
Lucas Silvestro Armiliato
Bolsa design gráfico e Interação - BOL_DES
TITULAR
Jason Scalco Piloti
Bolsa Desenvolvimento Júnior - BOD_DESJR
TITULAR
Thiago Prado de Campos
Bolsa Treinamento Técnico Gestão - BOL_TEC
TITULAR
Gabriel Figueiredo de Lima
Bolsa Iniciação Científica - INIC_CIE
TITULAR
Pedro Augusto de Almeida Costa Tenorio
SUPLENTE
Lucas Molinari
A FapUnifesp torna público o resultado
preliminar, após conclusão das fases do processo seletivo para contratação de
Bolsista(s):
Bolsa Produção Audiovisual - BOL_AUDIO
TITULAR
Lucas Silvestro Armiliato
Bolsa design gráfico e Interação -
BOL_DES
TITULAR
Jason Scalco Piloti
NÃO COMPARECEU À ENTREVISTA
Bianca Valenciani
Bolsa Desenvolvimento Júnior -
BOD_DESJR
TITULAR
Thiago Prado de Campos
Bolsa Treinamento Técnico Gestão -
BOL_TEC
TITULAR
Gabriel Figueiredo de Lima
NÃO COMPARECERAM À ENTREVISTA
Ana Carolina Tonelotti Assis
Felipe Gonçalves de Jesus
Bolsa Iniciação Científica - INIC_CIE
TITULAR
Pedro Augusto de Almeida Costa Tenorio
SUPLENTE
Lucas Molinari
Bolsa Mestrado - BOL_MEST
NÃO HOUVE CANDIDATOS APROVADOS
Convocamos os(as) candidatos(as) a seguir, para a fase de
entrevistas que será realizada no dia 08/09/2025, nos horários especificados.
As entrevistas serão realizadas por videoconferência,
através da plataforma Google Meet:
Bolsa Produção Audiovisual - BOL_AUDIO
9h00min - Sandro Alisson Neris dos Santos
https://meet.google.com/adg-dhim-njk
9h15min – Artur de Oliveira Nogueira
https://meet.google.com/hwn-tfzh-too
9h30min - Lucas Silvestro Armiliato
https://meet.google.com/nbb-iqzd-xwf
Bolsa design gráfico e Interação - BOL_DES
10h00min - Bianca Valenciani
https://meet.google.com/htt-sjbh-wmy
10h15min - Jason Scalco Piloti
https://meet.google.com/vuc-xfen-xnb
10h30min - Julimar Venancio
https://meet.google.com/ujt-hitd-wrv
Bolsa Desenvolvimento Júnior - BOD_DESJR
11h00min - Felipe Soares Calderaro
https://meet.google.com/owx-rbmi-aci
11h15min - Thiago Prado de Campos
https://meet.google.com/hwu-wkig-svd
11h30min - Pamella Augusta de Lima Mariano
https://meet.google.com/fmu-ovpp-cnb
Bolsa Mestrado - BOL_MEST
13h30min - Meyrele Torres Nascimento
https://meet.google.com/vhk-zhhw-bmr
13h45min - Thiago dos Santos
https://meet.google.com/brq-fxte-qzp
Bolsa Treinamento Técnico Gestão - BOL_TEC
14h15min - Felipe Gonçalves de Jesus
https://meet.google.com/inz-pzwx-zqw
14h30min - Gabriel Figueiredo de Lima
https://meet.google.com/uwf-qzyh-scw
14h45min - Ana Carolina Tonelotti Assis
https://meet.google.com/kgd-ecep-sbn
15h00min - Elizangela Carmelina Pinto
https://meet.google.com/fbd-psts-toh
15h15 - Nataly Fernandes Aires
https://meet.google.com/tgd-ctyg-ccf
Bolsa Iniciação Científica - INIC_CIE
16h00min - Lucas Molinari
https://meet.google.com/iiv-ezmj-smz
16h15min - Pedro Augusto de Almeida Costa Tenorio